O que é uma expedição fotográfica?

Podemos definir expedição fotográfica ou safari fotográfico como uma jornada que tem como propósito a busca por imagens. Pode ser o nascer do sol visto do alto de uma duna na Namíbia, a grande migração de animais no Serengeti ou as belas pinturas corporais da etnia Karo na Etiópia.

A origem dessas palavras nos ajuda a compreender melhor esse significado: 

Safari: Na língua Swahili significa jornada, que por sua vez provém do árabe (safara), que significa viagem. 

Expedição: Deriva de uma palavra em latim que significa "libertar os pés". A partir dos anos 1.590, um novo significado surgiu para essa palavra: “jornada realizada com um propósito específico”.   

Fotográfico: Adjetivo relativo à fotografia, essa palavra provém do grego antigo e é composta por phôs (luz) e graphè (desenho, escrita), ou seja, desenhado pela luz. Numa visão mais ampla, podemos descrever como uma cena ou imagem percebida pela lente de uma câmera ou pelo olhar de um indivíduo. 

 
Expedição Fotográfica no continente africano
 

O que posso esperar de uma expedição Photo Safari?

Nós consideramos a busca por imagens como parte de uma jornada. A Photo Safari Expedições tem como propósito, despertar em você novos olhares e sensações no contato com a natureza, observação da vida selvagem e interações com diferentes povos e etnias.

Nossas expedições são pautadas pela busca por situações únicas, onde você escolhe como registrá-las: Pode ser com uma câmera, com seu celular, numa folha de papel ou somente em sua memória. 

A fotografia pode mudar seu jeito de olhar para a vida e para o mundo. Nós acreditamos muito nisso!

 
Safari Fotográfico Africa
 

Qual a diferença entre uma expedição Photo Safari e um pacote de turismo tradicional?

Muitas pessoas têm buscado opções para fugir do turismo de massa, do turismo com foco no consumo ou do turismo para grandes metrópoles. 

Nós não fazemos viagens para grandes centros ou para destinos tradicionais de turismo. O foco da Photo Safari Expedições são destinos remotos onde você pode experimentar um contato bem próximo com a natureza. Entendemos que o olhar e o sentir são fatores primordiais numa viagem. 

Outra característica importante de nossas expedições, é a contribuição e a valorização da comunidade e de projetos locais de conservação.

 
Safaris fotográficos na África
 

Posso participar de uma expedição fotográfica mesmo não sendo fotógrafo?

Definitivamente sim. Estaremos em busca de imagens, e como dissemos anteriormente, você que irá decidir se vai registrá-las numa câmera, no seu celular, numa folha de papel ou somente na sua memória. 

Para participar de uma viagem com a Photo Safari Expedições, você só precisa ter espírito aventureiro e não gostar de ficar parado por muito tempo num mesmo local. Nós adoramos explorar a região em busca do melhor que ela tem a oferecer e isso requer deslocamentos. Se prefere ficar, por exemplo, uma semana desfrutando do conforto e das atividades de um resort, talvez nossas expedições não agradem você.

 
Safari fotografico na África
 

Vou aprender algo sobre fotografia durante as expedições?

Sem dúvida nenhuma! O guia e idealizador da Photo Safari Expedições, Marcio Lisa, além de fotógrafo especializado em vida selvagem é também professor de fotografia. Já realizou vários trabalhos para a National Geographic, já fotografou em todos os estados brasileiros e em mais de 40 diferentes países, sendo 13 deles no continente africano. Ele estará sempre disponível para compartilhar seus conhecimentos não só de fotografia, mas também das culturas, fauna e flora do destino.

Entendemos que pessoas possuem conhecimentos e expectativas distintas e procuramos fornecer informações distintas também. Alguns podem querer aprimorar a técnica ou a linguagem e a estética, ao passo que outros podem preferir saber mais sobre pós-processamento ou como prever comportamentos animais.

Também valorizamos muito, a troca de experiências entre membros do grupo e guias locais.

 
Fotografia de viagem Africa
 

Esses roteiros já foram devidamente testados e experimentados?

Antes de lançarmos um roteiro, fazemos uma ou mais viagens de inspeção para o destino, onde avaliamos diversos fatores: a melhor época para viagem, clima, hospedagens, deslocamentos, reservas e sazonalidades. Claro que imprevistos acontecem, mas tudo que consideramos como “previsto” foi previamente ajustado durante a viagem de inspeção. E olhamos para tudo isso sempre priorizando a segurança de cada participante durante toda a viagem.

Posso participar de uma expedição fotográfica falando apenas português?

Sim. Durante toda a viagem você será acompanhado por um guia que irá te ajudar a superar as barreiras linguísticas, inclusive ajudando nas traduções.

 
Workshop de fotografia na África
 

Existe algum limite de idade para participar de uma expedição?

Não. O importante para participar de nossas expedições é a sua disposição e espírito aventureiro. Já tivemos vários participantes com idades superiores a 75 anos deixando participantes mais jovens para trás!

O que posso esperar de uma viagem em grupo?

Viagens em grupo são uma oportunidade excelente para conhecer pessoas e fazer novos amigos. Sem falar que você não precisa se preocupar com reservas em hotéis, deslocamentos, imprevistos, etc... Sempre teremos alguém cuidando desses assuntos para que você possa apenas curtir e desfrutar da viagem. 

Vale salientar que o tamanho de nossos grupos varia de acordo com cada destino, mas nunca é superior a 12 pessoas.

 
Safaris fotográficos na África
 

Roteiros para a África